Algumas representações são desprovidas de atributos sexuais claramente definidos e às vezes ela é mostrada na forma masculina (nas pinturas muito antigas ou naquelas em estilo arcaico, podendo ter o rosto levemente barbado).
Quando ela é representada de pé, os pés podem descansar sobre uma pétala de lótus gigante que talvez esteja flutuando no mar, ou sobre o cálice de uma enorme flor de lótus já que essa flor é associada com as encarnações da compaixão. Quando de pé seu corpo muitas vezes está graciosamente curvado com um dos ombros mais elevado que o outro, a cabeça levemente inclinada e as mãos cobertas por mangas compridas, a menos que ela esteja com uma das mãos erguidas e a outra apontando para baixo na atitude de abençoar.Quando ela é representada sentada, ambos os pés podem estar colocados sobre o chão, ou o pé direito pode estar levemente estendido, à maneira de Tara, como se ela estivesse prestes a sair do estado de meditação.
Às vezes ela é vista sozinha, às vezes acompanhada por Shan Ts'ai, um belo rapaz ou menino, e por Lung Nü, a Donzela-Dragão, segurando uma pérola gigante. Ou pode aparecer à direita de uma trindade conhecida como os Três Santos, com o Budha Amitabha no centro e o Bodhisattva Mahasthamaprapta (Ta Shih Chih) simbolizando a perfeita atividade à esquerda.
Seus principais emblemas são um vaso precioso seguro numa das mãos e um broto de salgueiro seguro na outra, simbolizando respectivamente o "orvalho doce" (também conhecido como amrta), significando o néctar da sabedoria e da compaixão e, secundariamente, sua disposição de borrifá-lo sobre as cabeças de quantos lhe invocarem a ajuda.
Uma criança sentada em seu colo ou um grupo de crianças brincando à sua volta simbolizam sua habilidade para conceber filhos do sexo desejado dotados de múltiplas perfeições mentais e corporais.
Uma paisagem marinha ou água corrente no fundo sugere o seu paraíso cercado pelo mar, a Montanha Potala ou Potalaka.
(Fonte - A Deusa da Compaixão e do Amor - John Blofeld -IBRASA)
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